Notícias

I Congresso Científico da Saúde supera expectativa de público e trabalhos apresentados

29/05/2017 - Camilla Negre /Governo do Tocantins

Com a presença dos 18 hospitais públicos do Estados, de gestores de outras área da saúde, profissionais e estudantes o I Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins superou as expectativas. Foram 3.032 inscrições para o evento e cerca de 400 trabalhos científicos inscritos e apresentados eletronicamente e em banners exibidos no evento.

“Todos esses números foram uma surpresa positiva. Fizemos o congresso em um curto espaço de tempo para os autores construírem e enviar os trabalhos, e mesmo assim, eletronicamente, superou o número de 280 trabalhos inscritos e por isso estamos extremante felizes. Teve até disputa por espaço, porque a quantidade de banners a serem apresentado foi ultrapassada. A motivação era imensa, todos queriam apresentar e expor seus trabalhos”, informou o assessor de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Marcelo Sena, que compõe a Comissão Organizadora do evento.

O assessor lembra que apenas um percentual pequeno dos trabalhos estava fora dos padrões de trabalho científico. “Vamos reorganizar isso na Comissão Científica e enviar observações para os autores readequarem em um estilo cientifico para que possamos publicar nos anais do congresso, posteriormente. Talvez demore um pouco porque o número de trabalho é grande, mas serão publicados aqueles que se adequarem”, informou.

Natália Moreira, farmacêutica, lembrou que o congresso trouxe esperança para todas as áreas da saúde. “O congresso originou uma discussão que mostra nossas angústias e, através disso, conseguimos pensar em soluções. Mesmo com todas as dificuldades que temos existem formas de melhorarmos os serviços, é possível conseguir melhorias para os pacientes e para os hospitais. Tive a esperança e ideias renovadas para seguir em frente”, finalizou.

O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, destacou a união e a integração que ocorreu entre todas as áreas da saúde.  “Queremos que a Saúde continue se unindo, se ajudando. Congresso serve para congregar e no evento ouvi muitas discussões de casos de sucesso e diversas áreas se conhecendo. O congresso agradou a população e o nosso objetivo sempre foi mostrar que a Saúde do Tocantins trabalha bem e faz muita coisa boa, apesar das dificuldades que existem”, destacou.

O secretário lembra que no Centro de Convenções Parque do Povo, onde ocorreu o evento, havia nove salas temáticas, além do auditório, onde foram debatidos temas variados. Também havia estandes onde eram mostradas as boas experiências. “Isso é uma resposta a sociedade, pois ações como esta fortalecem o atendimento que é oferecido a população. O congresso incentivou os profissionais a produzirem cientificamente novos trabalhos e também a atender com mais qualidade, segurança e humanização cada paciente”, ressaltou o secretário.

Declarações

Os interessados em retirar a declaração de participação no evento podem acessar o site congressosaude2017.to.gov.br.